Projeto SIVAM - Sistema de Vigilância da Amazônia

Projeto SIVAMQuando se fala na Amazônia devemos saber exatamente o que ela representa para a humanidade.

Com uma área total de 7,4 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia se espalha por 9 países da América do Sul.

Ao lado de sua grandiosidade territorial está sua importância como maior reserva natural do planeta Terra.

Um terço de toda a água doce de que dispomos está na Amazônia, que também apresenta a maior quantidade de animais e plantas por quilômetro quadrado do planeta.

70% da Amazônia estão em território brasileiro.

São 5 milhões e 200 mil quilômetros quadrados, divididos por 9 estados da Federação. Para se ter uma noção isto representa 32 países Europeus.

Com o objetivo de proteger seu espaço aéreo e sua biodiversidade, e propiciar o desenvolvimento criativo e sustentável das riquezas da região, o governo brasileiro concebeu o SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia.

Dentro do SIPAM, destaca-se o SIVAM – Sistema de Vigilância da Amazônia.

O SIVAM nasceu com o objetivo de vigiar, controlar e fiscalizar a Amazônia Legal, extensão que compreende a região Norte do Brasil, o estado do Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.

A Amazônia Legal representa 65% da Amazônia como um todo e 59% do território brasileiro.

Projeto SIVAMUma região peculiar, que apresenta condições climáticas e de topografia únicas em todo o planeta.

A Ansett participou do Projeto SIVAM onde foi responsável pela execução de todo o projeto, implantação e manutenção e infra estrutura de todos os ativos construídos para conceber os grandes radares de defesa e meteorologia.

Esses Sistemas destinam-se à operação das instalações e envolvem Controle de Acesso, monitoramento por Circuito Fechado de TV e Sensoreamento Perimetral.

Envolvem, ainda, sistemas de automação, detecção e combate a incêndios e Sistemas de climatização capazes de monitorar e controlar os parâmetros de temperatura, umidade relativa do ar e energia.

Para a Ansett Tecnologia, o grande desafio foi atender a um projeto de tamanha complexidade e logística, colocando todos os sistemas em funcionamento de forma integrada, em ambientes inóspitos e imprevisíveis, em locais de difícil acesso e permanência, muitas vezes distantes uns dos outros cerca de 1000 quilômetros.

Para locomover-se entre os sítios muitas vezes foi preciso aguardar as condições climáticas, enviar equipamentos por helicópteros, pequenos aviões e mesmo viajar de barcaças por semanas.

Mais desafiador ainda foi criar condições para a implantação dos sistemas, em locais sem nenhuma estrutura física.

Uma operação única que envolveu cerca de 200 profissionais da Ansett, que tiveram a oportunidade de colocar em prática toda sua experiência e competência técnica e, o mais importante, seu espírito pioneiro.

A logística montada estabeleceu a sede em Manaus e pólos em Porto Velho e Belém, cada um deles responsável por vários sítios.

É a partir dessas bases, que a Ansett realiza a manutenção remota dos equipamentos e dos sistemas, além da reposição de peças.

Integrar o Consórcio de empresas que participaram do Projeto SIVAM fez com que a Ansett se tornasse a única empresa a desenvolver e implantar o maior projeto de automação e logística integrado, afinal só existe uma Amazônia no mundo.

A Ansett Tecnologia foi a empresa contratada para planejar, instalar e manter:
  • Sistemas de controle de temperatura e umidade relativa do ar, garantindo o funcionamento e preservação de sofisticados radares e equipamentos de vigilância aérea;
  • Supervisão remota de equipamentos elétricos para assegurar condições de operação das instalações;
  • Programas de controle de acesso e dispositivos de segurança das instalações, visando preservar os equipamentos e os oficiais da aeronáutica que irão residir no local;
  • Sistemas de controle de temperatura e umidade relativa;
  • Sistemas de detecção e combate a incêndio nos sítios, visando preservar o enorme investimento em equipamentos de tecnologia de ponta lá instalados, todos em atividade sincronizada e monitoramento remoto.